Conquistas Históricas

Silas; João Luís, Juarez, Bolívar e Pecos; Manguinha, Gilberto Costa e João Batista; Tato, Kita e Lê. Essa é a escalação que todo Leonino que se preza sabe de cor e salteado.

O ano mágico de 1986 onde um público que praticamente lotou as arquibancadas do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, nos dois jogos viu o franco favorito Palmeiras enfrentar a aguerrida equipe da Internacional de Limeira na decisão do Estadual  Morumbi.

À frente de um time experiente e vibrante, o então Técnico Pepe conseguiu o improvável. Com um empate sem gols na primeira disputa, e uma vitória contundente de 2 a 1 no encontro derradeiro, ele alcançou o inédito feito e alçou o elenco do interior à condição de Campeão Paulista. “Foi o título mais importante da minha carreira como técnico, sem dúvida. Por causa desse campeonato, meu nome chegou a ser cotado para a seleção brasileira”, disse Pepe.

Aos 88 anos e com a memória em dia, o ex-ponta-esquerda, que atuou ao lado de Pelé, no Santos, demonstrou entusiasmo ao lembrar daquela campanha: “Foi um time que entrou para a história da Internacional, do Pepe e do Futebol Paulista”, disse.

Para entender a dimensão do feito, é necessário recuar no tempo. Nos anos 80, os campeonatos estaduais tinham um peso bem maior do que atualmente. Para se ter uma ideia, o Paulistão teve mais de seis meses de duração (do final de fevereiro ao início de setembro) e além do título, a Inter ainda encerrou aquela edição com o artilheiro do torneio (Kita) e ainda com o ataque mais positivo: 59 gols.

1966
Título e Acesso.
Em 1961 conquistou o título da Série Algodeira, ao vencer o Internacional de Bebedouro por 5 a O. Cinco anos depois, em 1966, conquistou o título da 2a Divisão de Profissionais, o que garantiu o acesso à Primeira Divisão.
1978
Campeão Paulista Série B
Em 1978, o clube conquistou o título do Campeonato Paulista da 20 Divisão e obteve o direito de participar da Divisão Especial (principal) no ano seguinte. Logo na estreia, em 1979, a Internacional obteve o nono lugar na classificaçdo final da competição, o que deu direito a equipe de participar do Campeonato Brasileiro. No torneio nacional, o "Ledo" chegou às quartas-de-final, quando foi eliminado pelo Internacional (RS), de Paulo Roberto Falcão.
1980
Ano Glorioso do Leão.
A década de 1980 foi a mais gloriosa da história da Internacional. Logo no início, chegou ao quadrangular final do Paulistão e conquistou 0 40 lugar, sendo desclassificada pelo São Paulo. Com a posição, conseguiu o direito de disputar a Taça de Ouro daquele ano e chegou até as quartas-de-final, perdendo para mais um time gaúcho, desta vez, o Grêmio (RS).
1986
Título Histórico de “Campeão Paulista”.
Enfim, em 1986, a equipe conseguiu seu maior triunfo no futebol profissional: sagrou-se campeo paulista ao vencer o Palmeiras na final. Além disso, o artilheiro do campeonato também foi do time de Limeira, o centroavante Kita, com 24 gols. A equipe ainda conquistou a Taça dos Invictos por ficar 17 partidas sem perder. Dois anos após o título, o time deu continuidade às suas conquistas e foi campeão Brasileiro da Série Amarela, além de chegar na 50 posição do Campeonato Paulista.

GARANTA JÁ SEU MANTO

NA LEÃO MANIA

COMPRAR AGORA